Horyu-ji, obra-prima do Príncipe Shotoku - Revista Universo

Arquitetura

Horyu-ji, obra-prima do Príncipe Shotoku

Hōryū-ji 法隆寺 (lit. Templo da Lei Florescente) é um complexo de templos budistas localizado na cidade de Ikaruga, província de Nara, Japão. O seu nome completo é Hōryū Gakumonji (法隆学問), ou Templo da Lei florescente. O complexo é usado tanto como seminário como mosteiro de aprendizagem budista e foi construído pelo Príncipe Shōtoku sob o projeto de Kongo Gumi, cujo primeiro templo foi inaugurado no ano de 607. O pagode é um templo amplamente reconhecido como uma das mais antigas construções de madeira existentes no mundo, ressaltando o lugar de Hōryū-ji como um dos templos mais famosos no Japão. Em 1993, Hōryū-ji foi eleito, juntamente com Hokki-ji, como Patrimônio Mundial pela UNESCO sob o nome de monumentos budistas da região de Hōryū-ji. O governo japonês enumera várias de suas estruturas, esculturas e artefatos como Tesouros Nacionais do Japão.

O templo foi originalmente encomendado pelo príncipe Shōtoku, num momento em que havia sido chamado de Ikaruga-dera (斑鳩寺), um nome que ainda é usado com alguma regularidade. Acredita-se que esta primeira construção foi edificada em 607. Hōryū-ji foi dedicado a Yakushi Nyorai, o Buda da cura e em memória do pai do príncipe Shōtoku. As escavações feitas em 1939 confirmaram que o palácio do príncipe, Ikaruga-no-Miya (斑鳩宮), ocupou a parte oriental do complexo do atual templo, onde Tō-in (東院) se situa atualmente. Outras descobertas foram realizadas sobre as ruínas de um complexo do templo que se encontrava a sudoeste do palácio do príncipe, as quais ocuparam parte da área da atual construção. Um novo templo foi construído sobre o original, usando partes que sobraram de sua construção, e foi finalizado em 711. Hoje apenas 20% da construção do templo possui madeiras originais da primeira construção. O templo original, denominado pelos historiadores e arqueólogos modernos Wakakusa-garan (若草伽藍), foi perdido, provavelmente queimado por completo após ser atingido por um raio em 670. O edifício foi reconstruído e ligeiramente reorientado na direção de noroeste, cuja nova formulação se acredita ter sido concluída por volta de 711. O templo foi reparado e remontado no início do século XII, em 1374 e 1603. Em 1950, os mantenedores do templo acabaram por de desintegrar da seita Hossō-shū (法相宗). Hoje em dia, o proprietários chamam o templo de Sede da Seita “Shōtoku”.

Após uma longa controvérsia inflamada pelo historiador de arquitectura Sekino em 1905, opinião geral formada desde 2006 é a de que o recinto atual se trata de uma reconstrução. As escavações de 1939 confirmaram a existência de um complexo arquitetônico ainda mais antigo, incluindo vestígios arquitetônicos de um Salão Principal (金堂 Kondō) e um pagode, foram aceites como prova conclusiva. O complexo original, Wakakusa-Garan, foi provavelmente queimado em 670, como registado no Nihon Shoki, apesar do tema ser ainda questionado sobre se de facto houve um incêndio ou se houve outro motivo a destruição do original.

O atual complexo

O templo atual é composto por duas áreas, o Sai-in (西院), a oeste; e o Tō-in (東院), a leste. Na parte ocidental do templo encontra-se o Kondō (金堂 “Salão Dourado”) e o respetivo pagode do templo de cinco andares. A zona Tō-in detém o octogonal Salão Yumedono (夢殿, Salão dos Sonhos), que se situa 122 metros a leste da área Sai-na. O complexo também possui alojamento para monge, salas de aula, bibliotecas e refeitórios.

Características

Os edifícios reconstruídos abraçam as influências arquitetônicas que vão desde Han Oriental para Wei do Norte da China, bem como dos três reinos da Coréia, em particular os de Baekje. Como a sua origem remonta ao início do século VII, a reconstrução permitiu Hōryū-ji absorver e apresentar uma fusão única de elementos iniciais do estilo do período Asuka, acrescentou com alguns dos mais distintos, só visto em Hōryū-ji, que não foram encontrados novamente na arquitetura do período seguinte Nara. Existem certas características que sugerem que a arquitetura atual de Hōryū-ji não é simplesmente representante do estilo puro do período Asuka. Um dos mais notáveis é o seu layout. Enquanto a maioria dos templos japoneses construídos durante o período Asuka foi arranjada como seus protótipos chinês e coreano do portão principal, um pagode, o salão principal e da sala de aula foram reconstruídas em uma linha reta de Hōryū-ji nesses padrões, organizando o Kondō e o pagode lado-a-lado no pátio. Outro exemplo encontrado através das escavações em Yamada-dera, um templo perdido originalmente datada de 643, é a diferença no estilo do corredor. Considerando que Yamada-dera teve polos horizontais mais grossos colocados muito mais densamente nas janelas, os de Hōryū-ji são mais finos e colocados em intervalos maiores.

Tesouros

Os tesouros do templo são considerados uma cápsula do tempo da arte budista do sexto e sétimo século. Grande parte dos afrescos, estátuas e outras peças de arte dentro do templo, bem como a arquitetura dos próprios edifícios, mostram a forte influência cultural da China, Coréia e Índia, e demonstrou a conexão internacional dos países do Leste da Ásia. O Museu Nacional de Tóquio possui mais de 300 objetos que foram doados para a Casa Imperial por Hōryū-ji em 1878. Alguns desses itens estão em exposição pública, e todos estão disponíveis para estudo, como parte do acervo digital do museu.

Atendendo às necessidades de pesquisa arquitetônica

O Nihon Shoki registra a chegada de um carpinteiro e um escultor budista em 577, juntamente com os monges de Baekje para o Japão, que é um fato subjacente de importar a experiência continental através deste reino coreano com quem o Japão teve estreitas relações, a fim de construir templos no local. Há registros de que esses especialistas aportaram em Naniwa, ou Osaka atual, onde o Shitenno-ji foi construído. Não há registro, por outro lado, quanto ao que exatamente eram as pessoas que se dedicaram à construção de Hōryū-ji, embora o Nihon Shoki registre a existência de 46 templos em 624. O trabalho de suporte do Hōryū-ji se assemelha ao do restante parcial de uma miniatura de pagode em Baekje de bronze dourado. Uma vez que não existe arquitetura sobrevivente do mesmo período na Coréia, Hōryū-ji, sendo a única estrutura de madeira existente, ainda que parcialmente a partir de tal momento, é indicativo para indicar como os templos de Baekje devem ter parecido. Em Samguk Sagi, está registrado que o Yakushi foi criado por um artesão de Baekje Pelo príncipe Shotoku para auxiliar a recuperação de seu pai, que morreu antes da conclusão do complexo do templo.

Hōryū-ji 法隆寺 (lit. Templo da Lei Florescente) é um complexo de templos budistas localizado na cidade de Ikaruga, província de Nara, Japão. O seu nome completo é Hōryū Gakumonji (法隆学問), ou Templo da Lei florescente. O complexo é usado tanto como seminário como mosteiro de aprendizagem budista e foi construído pelo Príncipe Shōtoku sob o projeto de Kongo Gumi, cujo primeiro templo foi inaugurado no ano de 607. O pagode é um templo amplamente reconhecido como uma das mais antigas construções de madeira existentes no mundo, ressaltando o lugar de Hōryū-ji como um dos templos mais famosos no Japão. Em 1993, Hōryū-ji foi eleito, juntamente com Hokki-ji, como Patrimônio Mundial pela UNESCO sob o nome de monumentos budistas da região de Hōryū-ji. O governo japonês enumera várias de suas estruturas, esculturas e artefatos como Tesouros Nacionais do Japão.

O templo foi originalmente encomendado pelo príncipe Shōtoku, num momento em que havia sido chamado de Ikaruga-dera (斑鳩寺), um nome que ainda é usado com alguma regularidade. Acredita-se que esta primeira construção foi edificada em 607. Hōryū-ji foi dedicado a Yakushi Nyorai, o Buda da cura e em memória do pai do príncipe Shōtoku. As escavações feitas em 1939 confirmaram que o palácio do príncipe, Ikaruga-no-Miya (斑鳩宮), ocupou a parte oriental do complexo do atual templo, onde Tō-in (東院) se situa atualmente. Outras descobertas foram realizadas sobre as ruínas de um complexo do templo que se encontrava a sudoeste do palácio do príncipe, as quais ocuparam parte da área da atual construção. Um novo templo foi construído sobre o original, usando partes que sobraram de sua construção, e foi finalizado em 711. Hoje apenas 20% da construção do templo possui madeiras originais da primeira construção. O templo original, denominado pelos historiadores e arqueólogos modernos Wakakusa-garan (若草伽藍), foi perdido, provavelmente queimado por completo após ser atingido por um raio em 670. O edifício foi reconstruído e ligeiramente reorientado na direção de noroeste, cuja nova formulação se acredita ter sido concluída por volta de 711. O templo foi reparado e remontado no início do século XII, em 1374 e 1603. Em 1950, os mantenedores do templo acabaram por de desintegrar da seita Hossō-shū (法相宗). Hoje em dia, o proprietários chamam o templo de Sede da Seita “Shōtoku”.

Após uma longa controvérsia inflamada pelo historiador de arquitectura Sekino em 1905, opinião geral formada desde 2006 é a de que o recinto atual se trata de uma reconstrução. As escavações de 1939 confirmaram a existência de um complexo arquitetônico ainda mais antigo, incluindo vestígios arquitetônicos de um Salão Principal (金堂 Kondō) e um pagode, foram aceites como prova conclusiva. O complexo original, Wakakusa-Garan, foi provavelmente queimado em 670, como registado no Nihon Shoki, apesar do tema ser ainda questionado sobre se de facto houve um incêndio ou se houve outro motivo a destruição do original.

O atual complexo

O templo atual é composto por duas áreas, o Sai-in (西院), a oeste; e o Tō-in (東院), a leste. Na parte ocidental do templo encontra-se o Kondō (金堂 “Salão Dourado”) e o respetivo pagode do templo de cinco andares. A zona Tō-in detém o octogonal Salão Yumedono (夢殿, Salão dos Sonhos), que se situa 122 metros a leste da área Sai-na. O complexo também possui alojamento para monge, salas de aula, bibliotecas e refeitórios.

Características

Os edifícios reconstruídos abraçam as influências arquitetônicas que vão desde Han Oriental para Wei do Norte da China, bem como dos três reinos da Coréia, em particular os de Baekje. Como a sua origem remonta ao início do século VII, a reconstrução permitiu Hōryū-ji absorver e apresentar uma fusão única de elementos iniciais do estilo do período Asuka, acrescentou com alguns dos mais distintos, só visto em Hōryū-ji, que não foram encontrados novamente na arquitetura do período seguinte Nara. Existem certas características que sugerem que a arquitetura atual de Hōryū-ji não é simplesmente representante do estilo puro do período Asuka. Um dos mais notáveis é o seu layout. Enquanto a maioria dos templos japoneses construídos durante o período Asuka foi arranjada como seus protótipos chinês e coreano do portão principal, um pagode, o salão principal e da sala de aula foram reconstruídas em uma linha reta de Hōryū-ji nesses padrões, organizando o Kondō e o pagode lado-a-lado no pátio. Outro exemplo encontrado através das escavações em Yamada-dera, um templo perdido originalmente datada de 643, é a diferença no estilo do corredor. Considerando que Yamada-dera teve polos horizontais mais grossos colocados muito mais densamente nas janelas, os de Hōryū-ji são mais finos e colocados em intervalos maiores.

Tesouros

Os tesouros do templo são considerados uma cápsula do tempo da arte budista do sexto e sétimo século. Grande parte dos afrescos, estátuas e outras peças de arte dentro do templo, bem como a arquitetura dos próprios edifícios, mostram a forte influência cultural da China, Coréia e Índia, e demonstrou a conexão internacional dos países do Leste da Ásia. O Museu Nacional de Tóquio possui mais de 300 objetos que foram doados para a Casa Imperial por Hōryū-ji em 1878. Alguns desses itens estão em exposição pública, e todos estão disponíveis para estudo, como parte do acervo digital do museu.

Atendendo às necessidades de pesquisa arquitetônica

O Nihon Shoki registra a chegada de um carpinteiro e um escultor budista em 577, juntamente com os monges de Baekje para o Japão, que é um fato subjacente de importar a experiência continental através deste reino coreano com quem o Japão teve estreitas relações, a fim de construir templos no local. Há registros de que esses especialistas aportaram em Naniwa, ou Osaka atual, onde o Shitenno-ji foi construído. Não há registro, por outro lado, quanto ao que exatamente eram as pessoas que se dedicaram à construção de Hōryū-ji, embora o Nihon Shoki registre a existência de 46 templos em 624. O trabalho de suporte do Hōryū-ji se assemelha ao do restante parcial de uma miniatura de pagode em Baekje de bronze dourado. Uma vez que não existe arquitetura sobrevivente do mesmo período na Coréia, Hōryū-ji, sendo a única estrutura de madeira existente, ainda que parcialmente a partir de tal momento, é indicativo para indicar como os templos de Baekje devem ter parecido. Em Samguk Sagi, está registrado que o Yakushi foi criado por um artesão de Baekje Pelo príncipe Shotoku para auxiliar a recuperação de seu pai, que morreu antes da conclusão do complexo do templo.

O Portão

Outra Vista do Pagode

Pagode e Templo

Outra vista do Yumedono

O Chūmon (Portão Interior)

Ensinamento de Okada Jinsai

TEMPLO HORYU-JI E O FIM DO BUDISMO, (TEMPLOS JAPONESES E MODELO), ARTE BUDISTA

Pergunta: Acredito que atualmente Horyu-ji existe não como objeto de fé, mas para ser conservado para a posteridade, como um material precioso de estudo da cultura japonesa do passado, mas será que, diante da Construção da Cultura do Dia, o propósito de Deus será rigoroso quanto ao rumo de colapso da cultura antiga? Peço a sua orientação.

Ouço dizer também que as pessoas importantes que assumem a responsabilidade de preservar Horyu-ji estão morrendo sucessivamente, mas será que nisso existe algo de espiritual?

Meishu-Sama: Estamos na era do fim do budismo. Horyu-ji é a base da arte budista, e foi construído pelo príncipe Shotoku há 1.300 anos. A partir de então, a arte budista prosperou. Ao refletir sobre méritos e deméritos do budismo, reconheço a grandeza do mérito do budismo na arte, na música, na pintura, na escultura, etc., que têm no budismo a sua origem. Na música enquanto arte popular, todas as canções têm a origem nos sutras.

Dos sutras transformaram-se em cantos de Noh, dos quais se originaram os nagautas e tokiwazus. A rokyoku originou-se do sermão cantado, que os bonzos entoavam com acompanhamento de instrumentos como shamisen para doutrinar.

O seu mérito em relação à arte é realmente grande. O incêndio de Horyuji, que era a origem disso, é realmente lamentável, mas deve ter um significado profundo.

No dia 15 de junho de 1931, fui ao Templo Nihon-ji, em Nokoguiri-yama, Bōshu (Província de Chiba), com mais de trinta pessoas. A partir de então se iniciou Mundo do Dia. Pousamos aí no dia 14 e subimos a montanha ao alvorecer do dia 15. O templo chama-se Nihon-ji do Monte Kenkon-zan. Do meio da encosta da montanha até o topo há todos os tipos de imagens budistas, tais como Sakyamuni, Amida, Kannon, Anan, Kasho etc. Inclui também Seishi, Fudō etc. Há também uma árvore chamada oliveira; diz-se que antigamente Sakyamuni fez os exercícios espirituais sob a árvore de tília e sobre uma pedra. Achei que aquilo era o modelo do mundo búdico no Japão. O mundo búdico está na Era do Mundo da Noite, e Nihon-ji significa o alvorecer. Depois, ele foi queimado pelo incêndio. Esta é a origem do mundo búdico.

Deus, nos Seus atos, faz grandes mudanças representadas em pequenas formas, bem pequenas. Há ocasiões em que um único ser humano se torna modelo do mundo. É como uma fruta – tem o fruto, casca e semente. Mesmo o corpo espiritual, há a consciência, alma e partícula divina, sendo esta última o Mundo Divino – uma espécie de espermatozoide. A origem minúscula se transforma, e daí se percebe como ficará o mundo.

A origem do mundo búdico do Japão é o Nihon-ji, e é um nome que sugere que o alvorecer se iniciará dali. É preciso haver um modelo que justifique a destruição pelo fogo da base da arte budista. Como desta vez o modelo permaneceu, não significa a destruição total. É até melhor, pois restaurando-se, surge algo novo.

Portanto, é e não é lamentável. Talvez tenhamos que destruir em maior escala e recomeçar tudo.

Complemento da Coleção de Palestras – 1º de fevereiro de 1949

Pergunta: Acredito que atualmente Horyu-ji existe não como objeto de fé, mas para ser conservado para a posteridade, como um material precioso de estudo da cultura japonesa do passado, mas será que, diante da Construção da Cultura do Dia, o propósito de Deus será rigoroso quanto ao rumo de colapso da cultura antiga? Peço a sua orientação.

Ouço dizer também que as pessoas importantes que assumem a responsabilidade de preservar Horyu-ji estão morrendo sucessivamente, mas será que nisso existe algo de espiritual?

Meishu-Sama: Estamos na era do fim do budismo. Horyu-ji é a base da arte budista, e foi construído pelo príncipe Shotoku há 1.300 anos. A partir de então, a arte budista prosperou. Ao refletir sobre méritos e deméritos do budismo, reconheço a grandeza do mérito do budismo na arte, na música, na pintura, na escultura, etc., que têm no budismo a sua origem. Na música enquanto arte popular, todas as canções têm a origem nos sutras.

Dos sutras transformaram-se em cantos de Noh, dos quais se originaram os nagautas e tokiwazus. A rokyoku originou-se do sermão cantado, que os bonzos entoavam com acompanhamento de instrumentos como shamisen para doutrinar.

O seu mérito em relação à arte é realmente grande. O incêndio de Horyuji, que era a origem disso, é realmente lamentável, mas deve ter um significado profundo.

No dia 15 de junho de 1931, fui ao Templo Nihon-ji, em Nokoguiri-yama, Bōshu (Província de Chiba), com mais de trinta pessoas. A partir de então se iniciou Mundo do Dia. Pousamos aí no dia 14 e subimos a montanha ao alvorecer do dia 15. O templo chama-se Nihon-ji do Monte Kenkon-zan. Do meio da encosta da montanha até o topo há todos os tipos de imagens budistas, tais como Sakyamuni, Amida, Kannon, Anan, Kasho etc. Inclui também Seishi, Fudō etc. Há também uma árvore chamada oliveira; diz-se que antigamente Sakyamuni fez os exercícios espirituais sob a árvore de tília e sobre uma pedra. Achei que aquilo era o modelo do mundo búdico no Japão. O mundo búdico está na Era do Mundo da Noite, e Nihon-ji significa o alvorecer. Depois, ele foi queimado pelo incêndio. Esta é a origem do mundo búdico.

Deus, nos Seus atos, faz grandes mudanças representadas em pequenas formas, bem pequenas. Há ocasiões em que um único ser humano se torna modelo do mundo. É como uma fruta – tem o fruto, casca e semente. Mesmo o corpo espiritual, há a consciência, alma e partícula divina, sendo esta última o Mundo Divino – uma espécie de espermatozoide. A origem minúscula se transforma, e daí se percebe como ficará o mundo.

A origem do mundo búdico do Japão é o Nihon-ji, e é um nome que sugere que o alvorecer se iniciará dali. É preciso haver um modelo que justifique a destruição pelo fogo da base da arte budista. Como desta vez o modelo permaneceu, não significa a destruição total. É até melhor, pois restaurando-se, surge algo novo.

Portanto, é e não é lamentável. Talvez tenhamos que destruir em maior escala e recomeçar tudo.

Complemento da Coleção de Palestras – 1º de fevereiro de 1949

Copyright 2022 – Jinsai

Todos os direitos reservados.